ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

ARTIGO – DO INSTITUTO CENTRAL DE GINÁSTICA (GCI) DE ESTOCOLMO PARA O BRASIL: CULTIVO E DIVULGAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DO CORPO

Dossiê Educação Saúde e Recreação

ARTIGO - DO INSTITUTO CENTRAL DE GINÁSTICA (GCI) DE ESTOCOLMO PARA O BRASIL: CULTIVO E DIVULGAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DO CORPO


ARTICLE - FROM THE GYMNASTICS CENTRAL INSTITUTE (GCI) IN STOCKHOLM TO BRAZIL: CULTIVATION AND SPREADING OF AN EDUCATION OF THE BODY


ANDREA MORENO – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

ANDERSON DA CUNHA BAÍA – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil.


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RESUMO:

O artigo traz os resultados de pesquisa onde se estudou o Instituto Central de Ginástica de Estocolmo e como foi se constituindo lugar de cultivo e de divulgação do método sueco de ginástica. Mostra como o GCI, com suas políticas de formação e estratégias de ação, colaborou para o espraiamento da ginástica em diversos países. No Brasil, foca nos diversos modos em que o método ganha visibilidade: no pensamento pedagógico, nos manuais escolares e na presença de Fritjof Detthow, professor formado no Instituto, em São Paulo. O estudo mostra que a ginástica lingiana que chega ao Brasil precisa ser tomada como objeto cultural, como uma prática que não permanece pura e que, em sua circulação, carrega uma dimensão transformativa. A ginástica que Detthow traz ao Brasil guarda profundas relações com aquela aprendida no Instituto, ao mesmo tempo que, no contato com um novo caldo cultural e político, se transforma.

Palavras-chave: Ginástica; Educação do corpo; Método sueco


ABSTRACT:

This paper presents the results of a research on the Stockholm
Gymnastics Central Institute and how the Swedish Gymnastics method was
disseminated and cultivated. It shows how the GCI, with its training policies
and strategies of action, collaborated to disseminate gymnastics in several
countries. It focuses on Brazil, mainly on the different ways by which the
method gained visibility: in the pedagogical thinking, in school textbooks
and in the presence of Fritjof Detthow, a professor who graduated from
the Institute in São Paulo. The study shows that the lingian gymnastics that
arrived in Brazil must be taken as a cultural object, as a practice that does not
remain pure and that, in its circulation, carries a transformative dimension.
The gymnastics that Detthow brought to Brazil has deep relations with the
one learned in the Institute, although it became different when in contact
with a new cultural and political scenario.

Keywords: Gymnastics. Body education. Swedish method.


Recebido em: 12/12/2018 | Publicado em: 09/12/2019