ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

ARTIGO – EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA, JOGOS E ESPORTE NO BRASIL: O IMPACTO ALEMÃO

Dossiê Educação Saúde e Recreação

ARTIGO - EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA, JOGOS E ESPORTE NO BRASIL: O IMPACTO ALEMÃO


ARTICLE - PHYSICAL EDUCATION, GYMNASTICS, GAMES AND SPORTS IN BRAZIL - THE GERMAN IMPACT


LOTHAR WIESER – Institut für Sportgeschichte, Hannover and Baden-Württemberg, Germany

MICHAEL KRÜGER – Westfälische Wilhelms-Universty of Münster, Westfalen, Germany


Clique aqui para baixar o artigo


RESUMO:

Esta contribuição para o dossiê Educação, saúde e recreação: processos
históricos da educação do corpo é baseada na longa tradição de pesquisa em
história da educação física e do esporte na Alemanha, a respeito dos
séculos XIX e XX. Assim como modelo sueco de ginástica e educação
do corpo, o movimento alemão do Turnen e ginástica foi muito influente
e sustentável para a introdução dos conceitos de educação sistemática do
corpo pelo mundo. O Brasil é um dos numerosos países e nações que
adotaram partes relevantes do conceito alemão de corpo do Turnen e da
ginástica. Há pelo menos duas razões para esse processo de transferência
cultural e transformação. Em primeiro lugar, os emigrantes alemães que
implementaram suas experiências corporais incluindo suas tradições
culturais em suas novas pátrias, e, além disso, o elaborado sistema de didática
e metódica da ginástica alemã, que era fácil de transferir para instituições
educativas. Isso também aconteceu no Brasil.

Palavras-chave: Turnen. Ginástica. Transferência cultural. Emigração alemã.


ABSTRACT:

This contribution for the dossier Education, health and recreation:
historical processes of body education in the Brazilian journal Educação em Revista
is based on a long tradition of research in the history of physical education
and sport in Germany with respect to the 19th and 20th century. Next to the
Swedish model of gymnastics and body education, the German movement
of Turnen and gymnastics was very influential and sustainable for the
introduction of concepts of systematic body education worldwide. Brazil
is one of numerous countries and nations adopting relevant parts of the
German body concept of Turnen and gymnastics. There at least two reasons
for this process of cultural transfer and transformation. Firstly, the German
emigrants who implemented their body experiences including their cultural
traditions in their new home countries, and secondly, the elaborate system
of didactics and methodic of German gymnastics which were easy to
transfer to the educational institutions. This also happened in Brazil.

Keywords: Turnen. Gymnastics. Cultural transfer. German emigration.


Recebido em: 12/21/2018 | Publicado em: 09/12/2019