ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

ASSOCIAÇÃO DO ÍNDICE DE ATITUDES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Artigo

ASSOCIAÇÃO DO ÍNDICE DE ATITUDES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO


Naira da Costa Muylaert Lima – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ana Luisa Marlière Casela – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Luiz Vicente Fonseca Ribeiro- Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Wagner Rezende- Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil


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RESUMO:

O presente estudo alinha-se ao campo de investigação da eficácia escolar na medida em que tem como objetivo principal investigar a associação entre o desempenho dos estudantes em uma avaliação em larga escala e o índice Atitudes e Práticas Pedagógicas (IPP) – definido como um dos fatores de eficácia escolar e que se refere, de forma mais direta, à atuação do professor. Por meio de uma abordagem quantitativa, o estudo fez uso de uma modelagem estatística denominada HLM para observar a associação entre o IPP e o desempenho médio em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental avaliados pelo PAEBES – avaliação em larga escala do estado do Espírito Santo. Os principais resultados corroboram outros achados de pesquisa e dizem respeito ao efeito negativo da reprovação e do efeito positivo do IPP sobre o desempenho de ambas as disciplinas.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Eficácia Escolar; Desempenho Escolar; HLM.



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