ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO CONCEITO

Artigo

COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO CONCEITO


KETIA KELLEN ARAÚJO DA SILVA – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

PATRICIA ALEJANDRA BEHAR – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.


Clique aqui para baixar o artigo


RESUMO:

O presente artigo trata de uma revisão sistemática acerca do conceito
de Competências Digitais (CD) na Educação. Para isso, utilizaram-se três
bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Capes, Portal de Periódicos
da Capes e Google Acadêmico com as palavras-chave Competências Digitais,
Competência Digital e Digital Competence. Utilizaram-se publicações feitas entre
1997 e 2017, exclusão de textos coincidentes e seleção de textos de interesse. No
total, foram levantadas 487 publicações tendo sido analisadas 40. Constatouse a importância em compreender o conceito de CD, já que a complexidade
tecnológica fez emergir diferentes necessidades. Assim, foi preciso traçar um
histórico de termos que se relacionam, como Letramento Computacional,
Letramento Informacional, Letramento em Mídias e Letramento Digital.
Verificou-se que a maioria dos autores trata as competências digitais como
um conjunto de elementos, a saber – conhecimentos, habilidades e atitudes
(CHA), necessários para que o sujeito atue por meio das tecnologias.

Palavras-chave: Competências Digitais. Educação. Tecnologias Digitais


ABSTRACT:

This article deals with a systematic review about the concept
of Digital Competencies (DC) in Education. For this, a search was carried
out in three databases: Capes Theses and Dissertations Catalog, Capes
Periodical Portal and Scholar Google with the keywords Competências Digitais,
Competência Digital (in Portuguese) and Digital Competence. Publications
between 1997 and 2017 were used, excluding repetitive texts. Of the total of
487 publications found, 40 were analyzed. The importance of understanding
the DC concept was verified, since technological complexity gave rise to
different needs. Thus, it was necessary to trace a history of related terms,
such as: Computational Literacy Informational Literacy, Media Literacy and
Digital Literacy. It was verified that most of the authors treat the digital
competences as a set of elements, namely knowledge, abilities and attitudes
(KKA), necessary for the subject to be able to use the technologies.

Keywords: Digital Competences. Education. Digital Technologies.


Recebido em: 07/31/2018 | Publicado em: 08/01/2019