ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

CONTRIBUIÇÕES FOUCAULTIANAS PARA O DEBATE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Artigo

CONTRIBUIÇÕES FOUCAULTIANAS PARA O DEBATE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA


FOUCAULDIAN CONTRIBUTIONS TO THE PHYSICAL EDUCATION CURRICULAR DEBATE


GLAUREA NÁDIA BORGES DE OLIVEIRA – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação (FE-USP), São Paulo, SP, Brasil

MARCOS GARCIA NEIRA – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação (FE-USP), São Paulo, SP, Brasil


Clique aqui para baixar o artigo


RESUMO:

Este artigo problematiza a questão curricular no âmbito da Educação
Física, adotando o referencial foucaultiano como instrumental analítico. A
problematização é engendrada a partir do conceito de dispositivo, tendo em
vista as relações entre saber, poder e sujeito que nele se desdobram. Após
uma síntese dos elementos que constituem o dispositivo, traça-se, com eles,
e em diálogo com formulações construídas por trabalhos do campo da
educação e do currículo, algumas pistas no território da Educação Física,
aqui entendidas como modos outros de se entrever e levar adiante as
práticas curriculares desse componente. Numa operação de atravessamento
discursivo, e não de correlação necessária, essas pistas são entretecidas com
fragmentos de experiências narradas por professores que colocam em ação
a perspectiva curricular denominada “cultural”. Nesse tensionamento entre
elementos de caráter diverso, busca-se assinalar um exercício de suspeita
sobre o próprio pensamento e de questionamento intermitente em relação
ao currículo da Educação Física.

Palavras-chave: Currículo. Educação Física Escolar. Estudos Foucaultianos.


ABSTRACT:

This article problematizes the curricular issue in the scope of
Physical Education, adopting the Foucauldian referential as its analytical
instrument. The problematization is engendered from the concept of
device, in view of the relations between knowledge, power and subject that
unfolds in him. After a synthesis of the elements that make up the device
are traced, with these elements and in dialogue with formulations already
constructed by works of the field of education and curriculum, some
clues in the field of Physical Education, here understood as other ways
of glimpsing and carrying out the curricular practices of this component.
In a discourse-crossing operation, and not of necessary correlation, these
clues are interwoven with fragments of experiences narrated by teachers
that put into action the curricular perspective called “cultural”. In this
tension between elements of different character, it is sought to signal,
finally, an exercise of suspicion about the own thought and of intermittent
questioning in relation to the curriculum of Physical Education.

Keywords: Curriculum. Scholar Physical Education. Foucauldian Studies.


Recebido em: 05/04/2018 | Publicado em: 08/26/2019