ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

DA DOCÊNCIA PRESENCIAL À DOCÊNCIA ONLINE: APRENDIZAGENS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Artigo

DA DOCÊNCIA PRESENCIAL À DOCÊNCIA ONLINE: APRENDIZAGENS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


FROM FACE-TO-FACE TEACHING TO ONLINE TEACHING: THE LEARNING OF UNIVERSITY TEACHERS IN DISTANCE EDUCATION


RENATA DE OLIVEIRA SOUZA CARMO – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

ALÉXIA PÁDUA FRANCO – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil


Clique aqui para baixar o artigo


RESUMO:

Este estudo trata de como vem ocorrendo, para professores com
experiência na docência universitária presencial, a aprendizagem da prática
docente na sala de aula online em um programa de EAD de uma instituição
de ensino superior. Seu objetivo é investigar as aprendizagens desses
professores para ensinar quando, da modalidade presencial, passaram a
atuar como professores-tutores online em cursos de graduação a distância.
A metodologia usada foi a da história temática oral, para a qual foram
realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores com o perfil
delimitado pelo estudo. Esta pesquisa evidencia que a aprendizagem do
ensinar em cursos de graduação na modalidade a distância representa uma
ressignificação daquilo que esses professores universitários comumente
realizavam no contexto presencial devido às especificidades do tempo e
do espaço da sala de aula online e ainda quanto ao relacionamento com o
corpo discente, à construção do conhecimento e ao trabalho docente.

Palavras-chave: EAD. Tutoria Online. Saberes Docentes. Práticas Docentes. Ensino Superior.


ABSTRACT:

This study deals with how it has been occurring, to professors
with experience in the face-to-face university teaching, the learning of the
teaching practice in the online classroom in a distance education program
of a higher education institution. It aims to investigate the learning of
these professors to teach when, from the face-to-face modality, they started
working as online tutors conducting the pedagogical mediation in the virtual
environment of distance undergraduate courses. It uses as methodology
the thematic oral history, for which semi-structured interviews were
fulfilled with five university teachers with the profile defined by the study. It
highlights that the learning of the teaching in distance undergraduate courses
represents a new signification of what these university teachers commonly
did in the face-to-face context due to the time and space specificities of
the online classroom regarding the relationship with the student body, the
knowledge construction and the teaching work.

Keywords: Distance Education. Online Teaching. Teaching Knowledge. Teaching Practice. Higher Education.


Recebido em: 08/02/2018 | Publicado em: 08/01/2019