ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

EMPODERAMENTO POLÍTICO DOS CIDADÃOS

Artigo

EMPODERAMENTO POLÍTICO DOS CIDADÃOS


POLITICAL EMPOWERMENT OF CITIZENS


MANUEL GONÇALVES BARBOSA – Universidade do Minho, Instituto de Educação, Braga, Portugal


Clique aqui para baixar o artigo


RESUMO:

O presente artigo, a partir de uma análise interpretativa dos processos de economização, de despolitização e de consequente estreitamento das finalidades da educação nas sociedades mais avançadas em termos de neoliberalização, tem como objetivo resgatar a necessidade de empoderamento político dos cidadãos através da escolarização em ordem a reagir a esses processos e ao modo desajustado como encaram a resolução de muitos problemas contemporâneos. Na sua estrutura organizativa contempla-se a análise da erosão do homo politicus sob o efeito da neoliberalização, o reducionismo das metas da educação, o empoderamento como telos da escolarização e algumas pautas curriculares que se afiguram necessárias a esse empoderamento a partir da instituição escolar, não esquecendo de equacionar, nos termos da metodologia analítico-interpretativa, tanto as possibilidades como as dificuldades que se colocam ao efetivo fortalecimento do poder dos cidadãos nos sistemas educativos, hoje sob forte pressão de agentes políticos internacionais neoliberais

Palavras-chave: Empoderamento; Cidadãos; Escolarização; Meta Educativa


ABSTRACT:

This article is based on an interpretative analysis of the processes of economization, depoliticization and consequent education’s goals narrowing in the most advanced societies in terms of neoliberalization. It aims to rescue the need for political empowerment of citizens through schooling, in order to react to those processes and to the misadjusted way they face the resolution of many contemporary problems. Its organizational structure includes the analysis of the erosion of homo politicus under the effect of neoliberalization, the reductionism of the education goals, the empowerment as telos of schooling and some curricular guidelines that seem necessary to that empowerment from the school institution. Not forgetting to ponder, within the terms of the analytic-interpretative methodology, both the possibilities and the difficulties that are placed to the effective strengthening of the power of citizens in educational systems, that are nowadays under a strong pressure from neoliberal international political agents.

Keywords: Empowerment; Citizens; Schooling; Educational Goal


Recebido em: | Publicado em: