ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

INOVAÇÕES EDUCACIONAIS COM O USO DA REALIDADE AUMENTADA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Artigo

INOVAÇÕES EDUCACIONAIS COM O USO DA REALIDADE AUMENTADA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA


EDUCATIONAL INNOVATIONS USING AUGMENTED REALITY: A SYSTEMATIC REVIEW


LUANA MONIQUE DELGADO LOPES – Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Osório, RS, Brasil

KAJIANA NUERNBERG SARTOR VIDOTTO  – Instituto Federal de Santa Catarina, Criciúma, SC, Brasil

ELIANE POZZEBON – Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, SC, Brasil

HELIO AISENBERG FERENHOF – Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, SC, Brasil


Clique aqui para baixar o artigo


RESUMO:

Mediar os processos de ensino e aprendizagem não é tarefa fácil. No contexto educacional, existem muitos casos de sucesso aliando Tecnologias da Informação e Comunicação a esta prática. Uma destas tecnologias, a Realidade Aumentada (RA), pode promover melhorias no compartilhamento de conhecimentos entre alunos e professores. Assim, este artigo objetiva verificar de que forma a RA vem sendo utilizada na educação, por meio de uma revisão sistemática da literatura sobre seu uso neste âmbito. Com base nos resultados, percebe-se que o principal impulsionador para o uso da RA é auxiliar na compreensão dos conteúdos ensinados, bem como na motivação dos estudantes. Como barreira, sobressai a dificuldade no desenvolvimento das atividades utilizando RA, por parte dos professores. O uso de dispositivos móveis, aplicação de RA a livros, uso de jogos com RA e o ensino de Engenharia Civil, Arquitetura, Design e Ciências da Saúde são alguns destaques das descobertas da revisão.

Palavras-chave: Realidade Aumentada; Inovação Educacional; Tecnologias Educacionais


ABSTRACT:

The teaching-learning mediation process is not an easy task. In the educational context, many successful cases are linking Information and Communication Technologies to teaching-learning processes. One of these technologies, Augmented Reality (AR), can facilitate an improvement of knowledge sharing processes between students and lecturers. Thus, this article aims to verify how RA has been used in education, through a systematic review of the literature about its use in this field. Based on the results, it can be seen that the main booster for the use of RA is to help in the understanding of the contents taught, as well as in the motivation of the students. As a barrier, the difficulties in the development of activities using AR by the teachers stands out. The use of mobile devices, application of RA to books, use of games with AR and the teaching of Civil Engineering, Architecture, Design and Health Sciences through AR are some highlights of the findings in this review.

Keywords: Augmented Reality; Educational Innovation; Educational Technologies


Recebido em: | Publicado em: