ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

LA PEDAGOGIA DEL OPRIMIDO, LA INVESTIGACIÓN EN SALA DE CLASES Y LOS PROFESORES COMO INVESTIGADORES

Dossiê

A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, A PESQUISA EM SALA DE AULA E OS PROFESSORES COMO INVESTIGADORES


THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED, THE RESEARCH IN THE CLASSROOM AND THE TEACHERS AS RESEARCHERS


LA PEDAGOGIA DEL OPRIMIDO, LA INVESTIGACIÓN EN SALA DE CLASES Y LOS PROFESORES COMO INVESTIGADORES


GUILLERMO WILLIAMSON – – Universidad de La Frontera, Temuco, La Araucanía, Chile.

CAROLINA HIDALGO – Universidad de La Frontera, Temuco, La Araucanía, Chile.


Clique aqui para baixar o artigo


RESUMO:

Há cinquenta anos, Paulo Freire escreveu Pedagogia do Oprimido. O livro, a partir de sua posição histórica de momento, realiza uma leitura dialética de uma contradição fundamental da sociedade e da educação: entre opressores e oprimidos, devendo a educação posicionar-se ao lado destes, contribuindo à conscientização como superação entre a denúncia de um mundo injusto e o anúncio de um novo mundo. Neste artigo, há uma releitura do livro a partir da pesquisa em sala de aula realizada por professores, e tendo estudantes como co-investigadores. Uma pesquisa realizada no Chile sobre o processo investigativo em escolas, colégios e centros de educação de jovens e adultos analisa entrevistas, debates e reuniões de docentes que aplicam a metodologia, debatendo uma questão central: 50 anos depois da proposta de Freire, a investigação em sala de aula, desenvolvida por professores, pode ser compreendida como uma possibilidade de pedagogia libertadora dos oprimidos?

Palavras-chave: Pesquisa; Pedagogia; Professor; Território; Consciência


ABSTRACT:

Paulo Freire wrote Pedagogia do Oprimido 50 years ago. It acomplishes, from its historic position of the moment, a dialectical reading of a fundamental contradiction of society and education: a contradiction between oppressors and oppressed people. Education should be developed for the oppressed people and with them, contributing to awareness as a way to overcome the denunciation of an unjust world and the announcement of a new world. In this paper, the book is reread from classroom inquiries developed by teachers and their students as co-researchers. These inquiries were carried out in Chile at schools, lyceums and youth and adult education centers, and opinions were analyzed through interviews, talks and meetings of teachers who have applied the methodology, debating a central question: 50 years after the publication of Freire’s book, can research developed by teachers in classroom be understood as a possibility of a liberating pedagogy of the oppressed?

Keywords: Inquiry; Pedagogy; Teacher; Territory; Conscience

RESUMEN:

Hace 50 años Paulo Freire escribió “La Pedagogía del Oprimido”. Realiza, desde su posición histórica del momento, una lectura dialéctica de una contradicción fundamental de la sociedad y la educación: entre opresores y oprimidos, debiendo la educación posicionarse al lado de estos, contribuyendo a la concientización como superación entre denuncia de un mundo injusto y anuncio de un mundo nuevo. Aquí se re-lee dicho libro desde la investigación en sala de clases realizada por profesores co-investigadores junto a los estudiantes. Una investigación realizada en Chile sobre un proceso investigativo en escuelas, liceos y centros de educación de jóvenes y adultos, analiza opiniones en entrevistas, conversatorios y reuniones de docentes que aplican la metodología, debatiendo una cuestión central: a 50 años de la propuesta de Freire ¿la investigación en sala de clases, según profesores que la desarrollan, puede entenderse como una posibilidad de pedagogía liberadora de los oprimidos?

Palabras Clave: Investigación; Pedagogía; Profesor; Territorio; Conciencia


Recebido em: | Publicado em: