ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

NOSSO NORTE É O SUL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DOUTORADO LATINO-AMERICANO EM EDUCAÇÃO DA UFMG

Artigo

NOSSO NORTE É O SUL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DOUTORADO LATINO-AMERICANO EM EDUCAÇÃO DA UFMG


OUR NORTH IS THE SOUTH: A CASE STUDY ON THE LATIN AMERICAN DOCTORATE IN EDUCATION AT UFMG


NUESTRO NORTE ES EL SUR: EL DOCTORADO LATINOAMERICANO EN EDUCACIÓN DE LA UFMG


JULIANA DE FÁTIMA SOUZA – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

LÍVIA MARIA FRAGA VIEIRA – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

LUÍSA FERNANDA MEJÍA TORO – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil


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RESUMO:

A cooperação internacional é um componente estratégico para a
constituição e consolidação de programas de pós-graduação stricto sensu
de excelência. Na dinamização do Sistema Nacional de Pós-Graduação no
Brasil, valorizam-se as instituições do Norte global, onde se concentra a
maior parte das universidades de classe mundial. Este artigo apresenta uma
experiência que se distancia desse modelo, com foco na cooperação Sul-Sul
e nos sentidos da cooperação regional para o enfrentamento de problemas
específicos da América Latina e Caribe. O objeto do trabalho é o Doutorado
Latino-Americano em Educação (DLA) da UFMG, que foi desenvolvido
em parceria com a Unesco e universidades do Chile, Colômbia, Equador,
Honduras, México, Peru e Venezuela. A análise inclui documentos do
programa e questionários respondidos por egressos. Constatou-se que
o DLA constitui um projeto alternativo de internacionalização, mais
autônomo e autocentrado, fundamentado em uma concepção de justiça
social e de solidariedade entre os Estados da região.

Palavras-chave: Doutorado Latino-americano em Educação. Internacionalização. Pós-graduação. América Latina. Profissão Docente.


ABSTRACT:

International cooperation is a strategic component for the
constitution and consolidation of stricto sensu excellence postgraduate
programs. In the strengthening of the Brazilian Postgraduate System,
academic relations with the global North have been valued, where most
of the world-class universities are concentrated. This article presents an
experience that distances itself from this model, focusing on South-South
cooperation and the meanings of regional cooperation to overcome specific
problems of Latin America and the Caribbean. The subject of this work is the
Latin American Doctorate in Education (DLA) at UFMG/Brazil, which was
developed in partnership with Unesco and universities in Chile, Colombia,
Ecuador, Honduras, Mexico, Peru and Venezuela. The analysis includes
documents of the program and questionnaires answered by graduates. It was
concluded that the DLA is an alternative internationalization project, with
more autonomy and self-centered, oriented by a social justice conception
and solidarity among countries of the region

Keywords: Latin American Doctorate in Education. Internationalization. Postgraduate studies. Latin America. Teaching profession.

RESUMEN:

La cooperación internacional es un componente estratégico en la
consolidación de programas de postgrado de excelencia. En la dinamización
del Sistema Nacional de Postgrado en Brasil se han valorizado instituciones
del Norte Global, que concentra la mayoría de las universidades de clase
mundial. Este texto presenta una experiencia que se diferencia de este modelo
dando énfasis en la cooperación Sur-Sur y en los sentidos de la cooperación
regional para la superación de problemas específicos de América Latina y el
Caribe. El objeto del trabajo es el Doctorado Latinoamericano en Educación
(DLA) de la UFMG, desarrollado en convenio con la Unesco y universidades
de Chile, Colombia, Ecuador, Honduras, México, Perú y Venezuela. El
análisis incluye documentos del programa y formularios respondidos por
egresados. Puede verse que el DLA constituye un proyecto alternativo de
internacionalización, más autónomo y auto concentrado, fundamentado en
una concepción de justicia social y de solidaridad entre los estados.

Palabras Clave: Doctorado Latinoamericano en Educación. Internacionalización. Postgrado. América Latina. Profesión Docente.


Recebido em: 02/08/2019 | Publicado em: 08/01/2019