ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

PALAVRA ABERTA – O LEGADO DA OBRA DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO GLOBAL CONTRA-HEGEMÔNICA

Dossiê

PALAVRA ABERTA - O LEGADO DA OBRA DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO GLOBAL CONTRA-HEGEMÔNICA


OPEN WORD - THE LEGACY OF PAULO FREIRE’S WORK FOR GLOBAL COUNTER HEGEMONIC EDUCATION


NITA FREIREPontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.


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RESUMO:

A autora explicita tomar para si, neste texto, o conceito de hegemonia sob a perspectiva de Antônio Gramsci. Ela discorre sobre educação hegemônica e educação contra-hegemônica e aponta a substantiva diferença entre uma e outra que são compreensões antagônicas. A autora assevera que Paulo Freire, na sua pedagogia ou compreensão de educação ético-estético-antropológico-política, concebeu uma educação contra-hegemônica e conclui que a obra pedagógica de Paulo Freire canaliza seus princípios, conceitos, relações, prática e práxis na direção de uma educação contra-hegemônica desde a sua origem. A obra é radicalmente contra os interesses dominantes, e em qualquer das esferas da vida social, a favor das camadas subalternas, dominadas.

Palavras-chave: Paulo Freire; Educação; Hegemonia; Práxis


ABSTRACT:

The author explicitly takes to herself, in this paper, the concept of hegemony from Antonio Gramsci’s perspective. It discusses hegemonic education and counter hegemonic education. It points out the substantive difference between one and the other which are antagonistic understandings. She claims that Paulo Freire in his pedagogy or understanding of ethical-aesthetic-anthropological-political education conceived a counter hegemonic education. The author concludes that Freire’s pedagogical work channels its principles, concepts, relations, practice and praxis towards a counter hegemonic education since its origin. Freire’s work is radically opposed to the dominant interests, and in any of the spheres of social life in favor of the subortinated, dominated sectors.

Keywords: Paulo Freire; Education; Hegemony; Praxis


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