ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

PERCURSO E EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: TRAJETÓRIAS POSSÍVEIS

Artigo

PERCURSO E EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: TRAJETÓRIAS POSSÍVEIS


SCHOOL COURSE AND EXPERIENCE OF ADOLESCENTS IN CONFLICT WITH THE LAW: POSSIBLE TRAJECTORIES


MARIANA GUEDES DE OLIVEIRA FRANCO – Universidade de São Paulo, SP, Brasil
MARINA REZENDE BAZON – Universidade de São Paulo, SP, Brasil


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RESUMO:

A escolarização dos Adolescentes em Conflitos com a Lei caracteriza-se, em geral, por indicadores negativos. Focalizando a experiência escolar destes adolescentes, Bazon, Silva e Ferrari relatam a existência de dois padrões de trajetórias, tendo por base dados de uma amostra de 06 jovens. Adotando este estudo como referência, a presente pesquisa teve como objetivos descrever o percurso escolar de adolescentes em conflito com a Lei e compreender sua experiência escolar. A investigação, de natureza qualitativa, baseada em uma abordagem biográfica, contou com a colaboração de 12 adolescentes. Os dados coletados através de entrevistas foram tratados por meio de análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram duas trajetórias escolares: Trajetória I – Da boa à má experiência escolar e Trajetória II – Uma experiência escolar preponderantemente negativa, embora pontuada por vivências positivas. As trajetórias escolares encontradas assemelharam-se às descritas por Bazon, Silva e Ferrari, porém acrescentam/detalham informações.

Palavras-chave: Adolescente em Conflito com a Lei; Ajustamento Escolar; Desenvolvimento.


ABSTRACT:

The school life of Adolescents in Conflict with the Law is characterized by negative indicators. In this regard, Bazon, Silva and Ferrari report a study in which two trajectory patterns related to the schooling experience of juvenile offenders were identified and described. Based on this study, the present study aimed to describe the school experience of Adolescents in Conflict with the Law and understand their school experience. The research, of a qualitative nature, based on a biographical approach, had the collaboration of 12 adolescents. The data collected through interviews were treated through thematic content analysis. The results indicated two school trajectories: Trajectory I – From good to bad school experience and trajectory II – A predominantly negative school experience, although punctuated by positive experiences. The school trajectories found resemble those described by Bazon, Silva and Ferrari, but they add / detail information.

Keywords: Teenager in Conflict with the Law; School Adjustment; Development.


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