ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

PERFORMANCE, EDUCAÇÃO E ENSINO DE FÍSICA: APROXIMAÇÕES IMPREVISTAS

Artigo

PERFORMANCE, EDUCAÇÃO E ENSINO DE FÍSICA: APROXIMAÇÕES IMPREVISTAS


PERFORMANCE, EDUCATION AND PHYSICS EDUCATION: UNANTICIPATED APPROXIMATIONS


LEONARDO CROCHIK – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, SP, Brasi


Clique aqui para baixar o artigo


RESUMO:

O trabalho busca explorar os sentidos que uma pedagogia performativa crítica pode adquirir no contexto do ensino de física. Para tanto, parte de uma reflexão a respeito dos movimentos de pensamento que a noção de performance provoca, especialmente nos contextos da educação e da ciência, para então estabelecer alguma delimitação do que sejam metodologias performativas críticas. A seguir, uma série de narrativas de experiências educacionais vividas, no contexto de um curso de licenciatura em física e de um projeto de extensão universitária atuante em escolas públicas estaduais, conduz a reflexão, enfocando três aspectos fundamentais desses trabalhos: a experiência poética do efêmero, a presença de um corpo que reflete e cria e as possibilidades de tensionar e colocar em jogo as normas que estruturam as relações escolares

Palavras-chave: Educação como performance; Arte-ciência-educação; Investigação baseada nas artes; Corpo no ensino de física; Educação libertadora.



Recebido em: | Publicado em: