ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

POLÍTICA, EDUCAÇÃO E ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIRIANO

Dossiê

POLÍTICA, EDUCAÇÃO E ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIRIANO


POLITICS, EDUCATION AND MODERNITY OF FREIREAN THOUGHT


SÉRGIO HADDAD – Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação, Caxias do Sul, RS, Brasil.


Clique aqui para baixar o artigo


RESUMO:

Este texto é produto da participação do autor no IIº Congresso Internacional Paulo Freire, na mesa de diálogo “Política, educação e atualidade do pensamento freiriano”. Tomando momentos da vida do educador Paulo Freire, o artigo procura mostrar quão orgânica é a relação entre Política e Educação para ele, quão estruturante esta relação é do seu pensamento, e como foi vivenciada ao longo do tempo. É intenção, com isso, demonstrar a perenidade de alguns conceitos e aquilo que foi transitório para Freire para, assim, tomar o seu pensamento na perspectiva de atualizá-lo para a realidade que vivemos hoje. Nessa perspectiva, ao final, são apresentadas algumas das grandes questões contemporâneas que estão colocadas para a humanidade, em particular, para educadores e educadoras, conclamando a atualidade do pensamento freiriano para enfrentá-las.

Palavras-chave: Paulo Freire; Educação e Política; Pensamento freiriano


ABSTRACT:

This text is a product of the author’s participation in the thematic dialogue table “Politics, education and modernity of Freirean thought” at the II International Paulo Freire Congress. Reconstituting moments from the life of the educator Paulo Freire, the article seeks to show how organic the relation between politics and education is for him, how structural this relation is to his thinking, and how it has been experienced over time. Given this, it strives to make a point of the constancy of some concepts and what was transient for Freire, to thus bring his thought with the aims of updating it according to the reality that we live today. In this perspective, in the end, it presents some of the great contemporary issues that are posed for humanity, in particular, for educators, summoning the contemporaneity of Freire an thinking to face them.

Keywords: Paulo Freire; Education and Politics; Freirean Thought


Recebido em: | Publicado em: