ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

SABERES DISCIPLINARES QUE ORIENTARAM A FORMAÇÃO NO CURSO NORMAL DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL (1940-1956)

Artigo

SABERES DISCIPLINARES QUE ORIENTARAM A FORMAÇÃO NO CURSO NORMAL DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL (1940-1956)


DISCIPLINARY KNOWLEDGE THAT ORIENTED THE TRAINING IN THE NORMAL COURSE OF THE SCHOOL OF PHYSICAL EDUCATION OF RIO GRANDE DO SUL (1940-1956)


Tuany Defaveri Begossi – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Janice Zarpellon Mazo – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Denise Grosso da Fonseca – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.


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RESUMO:

O objetivo do presente estudo foi compreender as composições dos saberes disciplinares que orientaram a formação no Curso Normal da Escola Superior de Educação Física (ESEF), do estado do Rio Grande do Sul, no período de 1940 a 1956. O recorte temporal envolve o ano de 1940, quando o Curso Normal entrou em funcionamento, até 1956, o último ano em que foi oferecido, sendo substituído, no ano seguinte, pelo curso de Educação Física Infantil. A interpretação dos materiais de pesquisa, sustentada pelos referenciais teórico-metodológicos dos Saberes Disciplinares e da História Cultural, nos levou a identificar influências que traduziam ao ambiente de ensino do Curso Normal, orientações de um caráter militarizado, expressas através do Método Francês. Ao lado deste, também figurou a emergência de novas formas de se pensar e fazer Educação Física no estado, demarcando a presença de um caráter pedagógico à formação.

Palavras-chave: História da Educação Física. Formação de professores. Escola Superior de Educação Física do estado do Rio Grande do Sul; Curso Normal. Saberes Disciplinares


ABSTRACT:

The objective of the present study was to understand the compositions of the disciplinary knowledge oriented the training in the Curso Normal da Escola Superior de Educação Física (ESEF), in the state of Rio Grande do Sul, from 1940 to 1956. The temporal cutting involves the year 1940, when the Regular Course began its operation, until 1956, the last year when it was offered, being replaced in the following year by the course of Physical Education for Children. The interpretation of research materials, based by theoretical-methodological references of Disciplinary Knowledge and Cultural History, led us to identify influences that translated into the teaching environment of the Normal Course, orientations of a militarized character expressed through the French Method. Alongside this, also appeared the emergence of new ways of thinking and doing Physical Education in the state, demarcating the presence of a pedagogical character to the formation.

Keywords: History of Physical Education; Teacher qualification; Escola Superior de Educação Física (ESEF) of the state of Rio Grande do Sul; Normal Course; Disciplinary Knowledge


Recebido em: 06/29/2018 | Publicado em: 08/26/2019