ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL EM AÇÃO

Artigo

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL EM AÇÃO


INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE PUBLIC SCHOOLS OF PARANÁ: EVALUATION OF AN EDUCATIONAL POLICY IN ACTION


MARY ÂNGELA TEIXEIRA BRANDALISE – Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Uvaranas, PR, Brasil.


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RESUMO:

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa avaliativa sobre a política educacional paranaense focada na promoção do uso das Tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas estaduais que aderiram ao projeto CONECTADOS, coordenado pela Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da SEED/PR, em 2016. Os instrumentos de coleta de dados foram: a) questionário online, para gestores escolares; b) entrevista semiestruturada com coordenadores do projeto em âmbito estadual. As dimensões avaliadas foram: a infraestrutura das TIC na escola; a participação da equipe gestora, dos professores e alunos; a integração das TIC nas práticas pedagógicas e os resultados alcançados. A análise dos dados empíricos fundamentada na teoria da política em ação de Ball, Maguire e Braun (2012) possibilita inferir que as escolas envolvidas iniciaram um processo de integração das TIC nas práticas pedagógicas que poderá dar suporte para a construção da cultura digital nos contextos escolares.

Palavras-chave: Avaliação de políticas educacionais; Tecnologias educacionais; Teoria da política em ação; TIC na escola


ABSTRACT:

This paper presents the partial results of an evaluative research about the education policy of Paraná, Brazil, focused on promoting the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the state public schools that have joined the project CONECTADOS, coordinated by the Policy Department and Educational Technologies of the State Secretariat of Education of Paraná (SEED-PR), in 2016. The instruments of data collection were: a) online questionnaire for school managers; b) semi-structured interview with the project coordinators at the State level. The dimensions assessed were: the ICT infrastructure in the school; participation of the management team, teachers and students; integration of ICT in pedagogical practices and the results achieved. The analysis of the empirical data based on Ball, Maguire and Braun’s (2012) polity theory in action makes it possible to infer that the schools involved started a process of integration of ICT in pedagogical practices that could support the construction of digital culture in school contexts.

Keywords: Evaluation of educational policies; Educational Technologies; Theory of polity in action; ICT in school


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