ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

Volume 33 – 2017

CINCO TEMAS CENTRAIS NA CONSTITUIÇÃO DA RELAÇÃO EDUCAÇÃO-TRABALHO NO BRASIL

Eduardo Caliendo Marchesan

Universidade de São Paulo(USP), São Paulo – SP, Brasil

O QUE OS JOVENS PODEM ESPERAR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO?

Geraldo Leão
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brasil

A PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E DE EDUCAÇÃO DA FAO NOS ANOS 1950 E NA ATUALIDADE: FORJANDO CONSENSOS COMO DISFARCE SOCIAL

Dayane Santos Silva Dalmaz
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR, Brasil
Angela Maria Hidalgo
Un
iversidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava – PR, Brasil
César Aparecido Nunes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, Brasil

PERSPECTIVAS CURRICULARES SOBRE A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR

José Leonardo Rolim de Lima Severo
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB, Brasil

CENAS DE LEITURA DA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS: MODOS DE USO E APROPRIAÇÃO DA REVISTA EM SALA DE AULA

Sheila Alves de Almeida
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto – MG, Brasil

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA A DISTÂNCIA: A MEDIAÇÃO DOCENTE E AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO

Renata Luiza da Costa
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás(IFG), Inhumas- GO, Brasil
j
osé Carlos Libâneo
Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO), Goiânia- GO, Brasil

APRENDIZAGEM INDIVIDUAL, SUPORTE ORGANIZACIONAL E DESEMPENHO PERCEBIDO: UM ESTUDO COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

Pérola Cavalcante Dourado
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador- BA, Brasil
Sônia Maria Guedes Gondim
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador- BA, Brasil
Elisabeth Loiola
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador- BA, Brasil
Aleciane da Silva Moreira Ferreira
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador- BA, Brasil
Gisele Debiasi Alberton
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador- BA, Brasil

POR UMA EDUCAÇÃO OBSCENA A DESFOCAR NOSSOS CORPOS DE HIPO MULHERES

Michele de Freitas Faria de Vasconcelos
Universidade Federal de Sergipe (UFS), Itabaiana- SE, Brasil
Lívia de Rezende Cardoso
Universidade Federal da Paraíba (UFPb), João Pessoa – PB, Brasil
Jeane Felix
Universidade Federal da Paraíba (UFPb), João Pessoa – PB, Brasil

SABERES DOCENTES: AS POLÍTICAS DE RECONHECIMENTO DE SABERES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

Natália Valadares Lima
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brasil
Daisy Moreira Cunha
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brasil

DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE ARGENTINA: SEUS ALCANCES DURANTE OS GOVERNOS KIRCHNER (2003-2015)

Adriana Chiroleu
Universidad Nacional de Rosario (UNR), Rosario- Argentina

DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Amauri Carlos Ferreira
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(PUC-Minas), Belo Horizonte – MG, Brasil
Danilo Arnaldo Briskievicz
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(PUC-Minas), Belo Horizonte – MG, Brasil
Soraia Aparecida Belton Ferreira
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(PUC-Minas), Belo Horizonte – MG, Brasil

MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DE SUPORTE E DE APOIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Francisco Antonio Coelho Junior
Universidade de Brasília (UnB), Brasília- DF, Brasil
Cristiane Faiad
Universidade de Brasília (UnB), Brasília- DF, Brasil
Mariana Carolina Barbosa Rêgo
Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília- DF, Brasil

CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE REPROVAÇÃO ESCOLAR

Vanda Mendes Ribeiro
Unicid e Cenpec, São Paulo- SP, Brasil
Paula Reis Kasmirski
EESP/FGV São Paulo – SP, Brasil
Joana Buarque de Gusmão
Cenpec, São Paulo – SP, Brasil
Antônio Augusto Gomes Batista
Unifesp, São Paulo – SP, Brasil
Márcia Aparecida Jacomini
Universidades de Genebra/Suíça e de Liege/Bélgica
Marcel Crahay
Universidades de Genebra/Suíça e de Liege/Bélgica

TRABALHO DOCENTE, ESCOLARIZAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES E DEBATES DA PESQUISA EDUCACIONAL NA ARGENTINA

Alejandro Vassiliades
Universidad de Buenos Aires(UBA) y Universidad Nacional de la Plata (UNLP), Argentina

FORMAÇÃO HUMANA, VISÃO DE MUNDO, DIÁLOGO E EDUCAÇÃO: A ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E MARTIN BUBER

Alexandra Coelho Pena
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Maria Fernanda Rezende Nunes
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Sonia Kramer
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro – RJ, Brasil

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): DESEMPENHO DE BOLSISTAS VERSUS NÃO BOLSISTAS

Adriana Castro Araujo
Universidade Federal do Ceará(UFC), Fortaleza- CE, Brasil
Wagner Bandeira Andriola
Universidade Federal do Ceará(UFC), Fortaleza- CE, Brasil
Afrânio de Araújo Coelho
Universidade Federal do Ceará(UFC), Fortaleza- CE, Brasil

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM DOCENTE

Vanessa Moreira Crecci
Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP), Campinas- SP, Brasil
Dario Fiorentini
U
niversidade Estadual de Campinas(UNICAMP), Campinas- SP, Brasil

CAMINHOS DE APRENDIZ DE PROFESSORA: PROCESSOS IDENTITÁRIOS EM UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE

Rosana Maria Martins
Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT), Rondonópolis- MT, Brasil
Rosa Maria Moraes Anunciato
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP, Brasil

UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO ALUNO TRABALHADOR ACERCA DE SUA EVASÃO: CASO ESPECÍFICO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEM

Luciano Ferreira
Universidade Estadual do Paraná(UNESPAR), Campo Mourão – PR, Brasil
Rui Marcos de Oliveira Barros
Universidade Estadual de Maringá(UEM), Maringá- PR, Brasil

POR ALGUMA POÉTICA NA DOCÊNCIA: A DIDÁTICA COMO CRIAÇÃO

Julio Groppa Aquino
Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brasil
Sandra Mara Corazza
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, Brasil
Máximo Daniel Lamela Adó
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, Brasil

O “PACTO PELA EDUCAÇÃO” E O MISTÉRIO DO “TODOS”: ESTADO SOCIAL E CONTRARREFORMA BURGUESA NO BRASIL

Álcio Crisóstomo Magalhães
Universidade Estadual de Goiás(UEG) – Campus Goiânia/ESEFFEGO, Goiânia- GO, Brasil
José Adelson da Cruz
Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia- GO, Brasil

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: A TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA SUPERVISORA NO PIBID

Wilson Elmer Nascimento
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas SP, Brasil
Elisabeth Barolli
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas SP, Brasil

A SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR E SUA EXPRESSÃO NAS AÇÕES E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS

Maristela Rossato
Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil
Jonas Filippe Matos
Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil
Ribanna Martins de Paula
Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil

REVISITANDO A NOÇÃO DE JUSTIÇA CURRICULAR: PROBLEMATIZAÇÕES AO PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CONHECIMENTOS ESCOLARES

Roberto Rafael Dias da Silva

 Universidade do Vale do Rio dos Sinos(UNISINOS) São Leopoldo – RS, Brasil

O ENCONTRO DA ARTE COM A EDUCAÇÃO: O PAPEL DO SABER PSICOLÓGICO

Fernando Luiz Zanetti
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(FEUSP), São Paulo- SP, Brasil

MECANISMOS EFICIENTES NA PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR DE JOVENS NEGROS: ESTEREÓTIPOS, SILENCIAMENTO E INVISIBILIZAÇÃO

Rodrigo Ednilson de Jesus
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte- MG, Brasil

EXPERIÊNCIAS COM A WEB 2.0 NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA FOMENTAR PRÁTICAS EDUCACIONAIS BASEADAS NA PERSPECTIVA DE AMBIENTES PESSOAIS DE APRENDIZAGEM

Patrícia B. Scherer Bassani
Universidade Feevale, Novo Hamburgo – RS, Brasil
Débora Nice Ferrari Barbosa
Universidade Feevale, Novo Hamburgo – RS, Brasil