ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)


Volume 35 – 2019

DOSSIÊ

APRESENTAÇÃO – FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES, DIVERSIDADE E COMPROMISSO SOCIAL

GLORIA LADSON-BILLINGS – University of Wisconsin-Madison (UW-Madison), Madison, Wisconsin, Estados Unidos.

JÚLIO EMÍLIO DINIZ-PEREIRA – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

PAULO FREIRE: OUTRO PARADIGMA PEDAGÓGICO?

MIGUEL G. ARROYO – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

LA PEDAGOGIA DEL OPRIMIDO, LA INVESTIGACIÓN EN SALA DE CLASES Y LOS PROFESORES COMO INVESTIGADORES

GUILLERMO WILLIAMSON – – Universidad de La Frontera, Temuco, La Araucanía, Chile.

CAROLINA HIDALGO – Universidad de La Frontera, Temuco, La Araucanía, Chile.

POLÍTICA, EDUCAÇÃO E ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIRIANO

SÉRGIO HADDAD – Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação, Caxias do Sul, RS, Brasil.

A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL SOBRE A ESCOLA

LÚCIA HELENA ALVAREZ LEITE – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

BÁRBARA BRUNA MOREIRA RAMALHO – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG, Brasil

PAULO FELIPE LOPES DE CARVALHO – Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES, DIVERSIDADE E COMPROMISSO SOCIAL

JÚLIO EMÍLIO DINIZ-PEREIRA – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

PALAVRA ABERTA – O LEGADO DA OBRA DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO GLOBAL CONTRA-HEGEMÔNICA

NITA FREIREPontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

OPEN WORD – POPULAR EDUCATION, LATIN AMERICAN CONTEXT AND THE LEGACY OF PAULO FREIRE

OSCAR JARAUniversidad de Costa Rica, San Pedro, Província de San José, Costa Rica.

DOSSIÊ EDUCAÇÃO, SAÚDE E RECREAÇÃO

ARTIGO – EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA, JOGOS E ESPORTE NO BRASIL: O IMPACTO ALEMÃO

LOTHAR WIESER – Institut für Sportgeschichte, Hannover and Baden-Württemberg, Germany

ARTIGO – ENTRE A GINÁSTICA E O ESPORTE: EDUCAÇÃO DO CORPO E MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE NAS SOCIEDADES GINÁSTICAS TEUTO-BRASILEIRAS

EVELISE AMGARTEN QUITZAU – Universidad de la República (ISEF/Udelar), Instituto Superior de Educación Física, Paysandú, Uruguai

ARTIGO – DO INSTITUTO CENTRAL DE GINÁSTICA (GCI) DE ESTOCOLMO PARA O BRASIL: CULTIVO E DIVULGAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DO CORPO

ANDREA MORENO – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

ARTIGO – PALESTRA HEBERTISTA: EDUCAÇÃO FÍSICA PARA MULHERES, LAZER E ESTILO DE VIDA NATURAL.

PIERRE PHILIPPE-MEDEN – Paul Valéry Montpellier 3, Montpellier, France.

ARTIGO – GEORGES HÉBERT E A EDUCAÇÃO DO CORPO FEMININO NO BRASIL

CAROLINA JUBÉ – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

ARTIGO – ESCOLA DE APLICAÇÃO AO AR LIVRE DE SÃO PAULO OPEN-AIR SCHOOL OF SÃO PAULO

ANDRÉ DALBEN – Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, SP, Brasil

APRESENTAÇÃO – DOSSIÊ EDUCAÇÃO, SAÚDE, RECREAÇÃO: PROCESSOS HISTÓRICOS

EVELISE AMGARTEN QUITZAU – Universidad de la República (ISEF/Udelar), Instituto Superior de Educación Física, Paysandú, Uruguai.

ARTIGOS

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR JOVENS ÀS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA FICA VIVO!

ANA LÍDIA CRISTO DIAS – Universidade Vale do Rio Doce, Governador Valadares, MG, Brasil

ARQUITETURAS DA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL PARA A DOCÊNCIA E AS BASES DA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO EM CONTEXTO EUROPEU

HENRIQUE MANUEL PEREIRA RAMALHO – Instituto Politécnico de Viseu(IPV), Escola Superior de Educação (ESEV), Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Viseu, Portugal

POLÍTICA E SIGNIFICANTES VAZIOS: UMA ANÁLISE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017

ANA PAULA CORTI – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), São Paulo, SP, Brasil.

SABERES DISCIPLINARES QUE ORIENTARAM A FORMAÇÃO NO CURSO NORMAL DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL (1940-1956)

Tuany Defaveri Begossi – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

CONTRIBUIÇÕES FOUCAULTIANAS PARA O DEBATE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA

GLAUREA NÁDIA BORGES DE OLIVEIRA – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação (FE-USP), São Paulo, SP, Brasil

NOSSO NORTE É O SUL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DOUTORADO LATINO-AMERICANO EM EDUCAÇÃO DA UFMG

JULIANA DE FÁTIMA SOUZA – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

OS IMPACTOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

ROSA SELETA DE SOUZA FERREIRA XAVIER – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Laboratório de Pesquisas em
Oportunidades Educacionais (LaPOpE), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DA DOCÊNCIA PRESENCIAL À DOCÊNCIA ONLINE: APRENDIZAGENS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RENATA DE OLIVEIRA SOUZA CARMO – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO CONCEITO

KETIA KELLEN ARAÚJO DA SILVA – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

MENINAS E MOÇAS CASADOURAS NOS PALCOS DE SÃO JOÃO DEL-REI – MG: A EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES NOS ESPETÁCULOS REALIZADOS PELO CLUB DRAMÁTICO ARTHUR AZEVEDO (1915-1916)

CAROLINA MAFRA DE SÁ – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Garanhuns, PE, Brasil.

PALAVRA ABERTA

HOMESCHOOLING OU EDUCAÇÃO NO LAR

CARLOS ROBERTO JAMIL CURY – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Programa de Pós-Graduação em Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

O SISU NA BERLINDA: PRESENTE E UMA PROVOCAÇÃO PARA O FUTURO

HUSTANA MARIA VARGAS – Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

ENTREVISTAS

A ARTICULAÇÃO ENTRE ESTUDOS CULTURAIS E PSICOLOGIA SOCIAL COMO PERSPECTIVA TEÓRICA PARA ANALISAR AS RELAÇÕES RACIAIS: ENTREVISTA COM ROSA CABECINHAS

JOSE LICINIO BACKES – Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Pós-graduação em Educação, Campo Grande, MS, Brasil.

RESENHAS

PENSANDO AS MEDIAÇÕES PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UMA RESENHA CRÍTICA

GRAZIELA RINALDI DA ROSA – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

O ESPORTE EDUCACIONAL NA ARGENTINA: UMA ANÁLISE SOBRE O LIVRO DEPORTE Y POLÍTICA SOCIO-EDUCATIVA

DUILIO QUEIROZ DE ALMEIDA – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

LEONARDO DO COUTO GOMES – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

MARCELO MORAES E SILVA – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

AS NUANCES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CULTURA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE ESCOLAR

ROGÉRIO RODRIGUES – Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Física e Química, Itajubá, MG, Brasil.

TIRAR DEUS DO ARMÁRIO

ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES – Instituto Federal de Educação da Bahia, Porto Seguro, BA, Brasil.