ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

Volume 34 – 2018

DOSSIÊ

PEDAGOGIA DA CRUELDADE: RACISMO E EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE NEGRA

Nilma Lino Gomes
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Ana Amélia de Paula Laborne
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E O ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDOS SOBRE DESIGUALDADES DE RAÇA E GÊNERO E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

ANNA Mª CANAVARRO BENITE
Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.
MORGANA ABRANCHES BASTOS
Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.
REGINA NOBRE VARGAS
Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.
FERNANDA SILVA FERNANDES
Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.
GUSTAVO AUGUSTO ASSIS FAUSTINO
Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

QUANDO A DIÁSPORA AFRICANA INTERPELA A EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E COLÔMBIA

Shirley Aparecida de Miranda
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Susy RocÍo Contendo Lozano
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

PORTUGAL E DÉCADA INTERNACIONAL DE AFRODESCENDENTES: A EDUCAÇÂO E OS TEMPOS DA VIOLÊNCIA COLONIAL

BRUNO SENA MARTINS
Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra(CES), Portugal
ADRIANO MOURA
Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra(CES), Portugal

A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EJA: ENTRE AS POTENCIALIDADES E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

JOANA CÉLIA DOS PASSOS
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis, SC, Brasil.
CARINA SANTIAGO DOS SANTOS
Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianopolis, SC, Brasil

O MOVIMENTO NEGRO EDUCADOR

Roberto Borges
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

PROTAGONISMO DO PENSAMENTO NEGRO NO BRASIL: O LUGAR DAS MULHERES E CRIANÇAS NEGRAS NO PROJETO UNESCO

ANA CRISTINA JUVENAL DA CRUZ
Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)

Nilma Lino Gomes
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação Belo Horizonte, MG, Brasil
Shirley Aparecida de Miranda
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação Belo Horizonte, MG, Brasil

ARTIGOS

REPOLITIZAR O SOCIAL E TOMAR DE VOLTA A LIBERDADE

Elizabeth Macedo
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)

Nilma Lino Gomes
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação Belo Horizonte, MG, Brasil
Shirley Aparecida de Miranda
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação Belo Horizonte, MG, Brasil

PROTAGONISMO DO PENSAMENTO NEGRO NO BRASIL: O LUGAR DAS MULHERES E CRIANÇAS NEGRAS NO PROJETO UNESCO

ANA CRISTINA JUVENAL DA CRUZ
Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

O MOVIMENTO NEGRO EDUCADOR

Roberto Borges
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

EDUCAÇÃO MIDIÁTICA, EDUCOMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: PARÂMETROS DOS ÚLTIMOS 20 ANOS DE PESQUISAS NAS BASES SCIELO E SCOPUS

Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
Analice de Oliveira Martins
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
Carlos Henrique Medeiros de Souza
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EJA: ENTRE AS POTENCIALIDADES E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

JOANA CÉLIA DOS PASSOS
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis, SC, Brasil.
CARINA SANTIAGO DOS SANTOS
Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianopolis, SC, Brasil

PORTUGAL E DÉCADA INTERNACIONAL DE AFRODESCENDENTES: A EDUCAÇÂO E OS TEMPOS DA VIOLÊNCIA COLONIAL

BRUNO SENA MARTINS
Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra(CES), Portugal
ADRIANO MOURA
Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra(CES), Portugal

QUANDO A DIÁSPORA AFRICANA INTERPELA A EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E COLÔMBIA

Shirley Aparecida de Miranda
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Susy RocÍo Contendo Lozano
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

QUEM GIROU AS CHAVES DA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA?

JUARES DA SILVA THIESEN
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

TENSIONAMENTOS NA FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES INDÍGENAS: UM ESTUDO DA ESCOLA XAKRIABÁ

VANESSA SENA TOMAZ
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
GELSA KNIJNIK
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, RS, Brasil.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PROPOSTAS CURRICULARES DA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.
SHEILA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS SILVA
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

EM LETRAS E RITMOS: VISÕES DE ESCOLA, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO SAMBA BRASILEIRO (1930-1950)

MARIA ANGELA BORGES SALVADORI
Universidade de São Paulo, São Paulo SP, Brasil

À SOMBRA DAS ÁRVORES… RESPIRANDO AR PURO: EDUCAÇÃO E DIVERTIMENTOS JUNTO À NATUREZA NA SÃO PAULO DOS ANOS 1920

Carmen Lucia Soares
Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
Samuel Ribeiro dos Santos Neto
Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

DIMENSIONANDO AS DESIGUALDADES POR SEXO E COR/RAÇA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

Amélia Artes
Fundação Carlos Chagas, São Paulo, SP, Brasil.

O PIBID E A INSERÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS, POSSIBILIDADES E DILEMAS

Rosenilde Nogueira Paniago
Instituto Federal Goiano, Goiânia, GO, Brasil.
Teresa Sarmento
Universidade do Minho, Braga, Portugal.
 Simone Albuquerque da Rocha
Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, MT, Brasil.

ADOECIMENTO DAS PROFESSORAS DAS PRIMEIRAS LETRAS EM OLINDA: SINTOMAS, QUEIXAS E DIAGNÓSTICOS

Edna Maria Rodrigues de Souza
Prefeitura da Cidade de Olinda, Recife, PE, Brasil.
Diógenes José Gusmão Coutinho
Faculdade ALPHA, Recife, PE, Brasil.

VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO

Patrick Alves Vizzotto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
Luiz Fernando Mackedanz
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

PAULO FREIRE: OUTRAS INFÂNCIAS PARA A INFÂNCIA

Walter Omar Kohan
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

RACISMO E EDUCAÇÃO. UMA REVISÃO CRÍTICA.

Sandra Soler Castillo
Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colômbia.

HIBRIDAÇÕES DA CULTURA ACADÊMICA COM A CIBERCULTURA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS ACADÊMICAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

Lebiam Tamar Gomes Silva
Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.
Irinalda da Silva Bezerra
Instituto de Educação Superior da Paraíba, Cabedelo, PB, Brasil.

SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Kallyne Kafuri Alves
Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Educação, Vitória, ES, Brasil.
Valdete Côco
Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Educação, Vitória, ES, Brasil.

FORMA DE VIDA SURDA E SEUS MARCADORES CULTURAIS

Pedro Henrique Witchs
Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
Maura Corcini Lopes
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, RS, Brasil.

LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

Hélvio Frank de Oliveira
Universidade Estadual de Goiás, Itapuranga, GO, Brasil.
José Cacildo Vieira Silva
Universidade Estadual de Goiás, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Itapuranga, GO, Brasil.

A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR

Natália Fraga Carvalhais Oliveira
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Savana Diniz Gomes Melo
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

O QUE É ENSINAR A ORALIDADE? ANÁLISE DE PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS APRESENTADAS EM LIVROS DESTINADOS AOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel
Universidade de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nazaré da Mata, PE, Brasil.
Fabrini Katrine da Silva Bilro
Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Educação, Recife, PE, Brasil.

FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS NA ALEMANHA

Catia Piccolo Viero Devechi
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação,Brasília, DF, Brasil.
Wivian Weller
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação,Brasília, DF, Brasil.

ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA

Amanda Gabriella Oliveira Tundis
Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil.
Janine Kieling Monteiro
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, RS, Brasil.
Anelise Schaurich dos Santos
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, RS, Brasil.
Franciele Santiago Dalenogare
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, RS, Brasil.

JOVENS, MIDIATIZAÇÃO DA LEITURA E NARRATIVAS DE SENTIDO: IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLA

Cirlene Cristina de Sousa
Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Marcial Maçaneiro
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Programa de Pós-graduação (Mestrado/Doutorado) em Teologia, Curitiba, PR, Brasil.

QUANDO E COMO USAR ENTREVISTAS POR E-MAIL: REFLEXÕES COM BASE EM PESQUISA SOBRE ASSEXUALIDADE

Elisabete Regina Baptista de Oliveira
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação,São Paulo, SP, Brasil.
Cláudia Pereira Vianna
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação,São Paulo, SP, Brasil.

PROFESSORES E ALUNOS NO FACEBOOK: A COLABORAÇÃO COMO FORMA DE POTENCIALIZAR A AGÊNCIA

Fernando Rezende da Cunha Junior
Vrije Universiteit, Amsterdam Holanda

O HÍBRIDO ENERGIA ENUNCIADO POR PROFESSORES DE FÍSICA E BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL

Rodrigo dos Santos Crepalde
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias Uberaba, MG, Brasil.
Orlando Aguiar Jr
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO OBJETO DE ANÁLISE NAS DECISÕES JUDICIAIS

Bárbara Cristina Hanauer Taporosky
Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

Adriana Aparecida Dragone Silveira
Universidade de São Paulo (USP), Brasil

FEMINISMOS PARA ALÉM DOS FEMINISMOS: ÊTHOS CRÍTICO E TRANSFORMAÇÃO DO PENSAMENTO

Gregory da Silva Balthazar
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Fabiana de Amorim Marcello
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),Brasil

NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA

Daniela Guimarães
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação,Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Rachel Arenari
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação,Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

A ANÁLISE DE INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE CIÊNCIAS: AMPLIANDO PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS NA PESQUISA EM ARGUMENTAÇÃO

Luiz Gustavo Franco
Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas, Santo André, SP, Brasil.
Danusa Munford
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

OS JOVENS E A ESCRITA: PRÁTICAS ESCOLARES E EXTRAESCOLARES EM PORTUGAL

Inês Cardoso
York University, Ontario,Toronto, Canadá.
Luísa Álvares Pereira
Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.
Célia da Graça Lopes
Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, São João da Madeira, Portugal.
Rui Patrício Andrade Pereira Lopes
Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

O ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL: AS DESIGUALDADES DA DISTRIBUIÇÃO LINGUÍSTICA

Emerson de Pietri
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, SP, Brasil.

AS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA E A LEI 10.639/03 – PERCURSOS DE FORMAÇÃO PARA O TRATO COM A DIFERENÇA?

Mauro Cezar Coelho
Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil
Wilma de Nazaré Baía Coelho
Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS

Leticia Losano
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, Brasil.
Dario Fiorentini
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, Brasil.

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL – CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS

Sandro Vinicius Sales dos Santos
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG, Brasil.

ENTRE O PASSADO E O PRESENTE: CONTRASTES DE ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL*

Viviane Fernandes Faria Pinto
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, DF, Brasil
Fernanda Müller
Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
Juarez José Tuchinski dos Anjos
Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

O PERFIL DO ALUNO INGRESSANTE EM UM CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA

Adriana Kátia Corrêa
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil
Gabriela Maria Prebill
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil
Jéssica Cristina Ruiz
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil
Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil
Ronildo Alves dos Santos
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil

E AGORA, QUEM SOU EU? VOU ME LEMBRAR, SE PUDER! ESTOU DECIDIDA!1: (DES)CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA SOBRE CIÊNCIAS

Patrícia Petitinga Silva
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,Cruz das Almas, BA, Brasil
Andréia Maria Pereira de Oliveira
Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil
Elizeu Clementino de Souza
Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

AS CONCEPÇÕES MARXISTAS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DERMEVAL SAVIANI EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES AO CURRÍCULO

Márden de Pádua Ribeiro
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG, Brasil
Teodoro Adriano Costa Zanardi
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

A PRÁTICA DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA

Gisele Marcia de Oliveira Freitas
Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil
Társio Ribeiro Cavalcante
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Salvador, BA, Brasil
Antonio Amorim
Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil
Katia Siqueira de Freitas
Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA, Brasil

FATORES DETERMINANTES DA EVASÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Samuel de Oliveira Durso
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, São Paulo – São Paulo, Brazil
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Federal University of Minas Gerais, Belo Horizonte – Minas Gerais, Brazil

FATORES ASSOCIADOS À ROTATIVIDADE DE DIRETORES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Felipe Macedo de Andrade
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Mariane Campelo Koslinski
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Ricardo Ceneviva
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, Brasil

GRAMSCI, AS REVISTAS, O INTELECTUAL E A EDUCAÇÃO

Egberto Pereira dos Reis
Centro Universitário da Fundação Educacional, Guaxupé, MG, Brasil
Fundação Universitária Vida Cristã, Mococa, SP, Brasil
José Carlos Rothen
Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS

Vinicius Machado de Oliveira
Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil
Juliano de Souza
Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil

ENTREVISTA COM PROFESSORA DR.ª LÍVIA SUASSUNA

Silvio Profirio da Silva
Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil
Josete Marinho de Lucena
Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

PALAVRAS DE UMA ÍNDIA VASCA: LEITURAS SOBRE O COMPROMISSO INTELECTUAL DE GABRIELA MISTRAL COM A GUERRA CIVIL ESPANHOLA

Carola Sepúlved
Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Región Metropolitana, Santiago, Chile

O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

Neusa Denise Marques de Oliveira
Instituto Federal Catarinense, Camboriú, Santa Catarina, Brasil
Aliciene Fusca Machado Cordeiro
Educação da Universidade da Região de Joinville, Bom Retiro,Santa Catarina, Brasil

BENZER, ORAR E EDUCAR: PERCURSOS DE UMA CURADORA DA AMAZÔNIA

Márcio Barradas Souza
Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil

Maria Betânia Barbosa Albuquerque
Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil

“CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS” COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO E DISPOSITIVO DE PODER/SABER

Carina Merkle Lingnau
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
Pedro Navarro
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil

O DEBATE DA POLÍTICA CURRICULAR E OS SENTIDOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (1996-2006): UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO DISCURSO

Kátia Costa Lima Corrêa de Araújo
Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE/PE), Recife- PE, Brasil

MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS E O PAPEL DA LEITURA COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)

Geisa Magela Veloso
Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil
Aparecida Paiva
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
Cynthia Greive Veiga
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

LÍNGUAS ADICIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS: DISCUSSÃO A PARTIR DE UM CENÁRIO INTERCULTURAL

Maristela Pereira Fritzen
Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil
Ana Carolina de Souza Nazaro
Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil

FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA

Moema Helena Koche de Albuquerque
Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Florianópolis- SC, Brasil
Eloisa Acires Candal Rocha
Universidade do Oeste de Santa Catarina(Unoesc), Joaçaba- SC, Brasil
Márcia Buss-Simão
Universidade do Sul de Santa Catarina(Unisul), Tubarão- SC, Brasil

A POLÍTICA EDUCATIVA E SEUS EFEITOS NOS TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES: A REINVENÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTERPRETADA PELOS JOVENS

Licinia Maria Correa
Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), Belo Horizonte – MG, Brasil
Maria Amália de A. Cunha
Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), Belo Horizonte – MG, Brasil

CINCO TEMAS CENTRAIS NA CONSTITUIÇÃO DA RELAÇÃO EDUCAÇÃO-TRABALHO NO BRASIL

Eduardo Caliendo Marchesan
Universidade de São Paulo(USP), São Paulo – SP, Brasil

O QUE OS JOVENS PODEM ESPERAR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO?

Geraldo Leão
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brasil

A PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E DE EDUCAÇÃO DA FAO NOS ANOS 1950 E NA ATUALIDADE: FORJANDO CONSENSOS COMO DISFARCE SOCIAL

Dayane Santos Silva Dalmaz
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR, Brasil
Angela Maria Hidalgo
Un
iversidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava – PR, Brasil
César Aparecido Nunes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, Brasil

PERSPECTIVAS CURRICULARES SOBRE A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR

José Leonardo Rolim de Lima Severo
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB, Brasil

CENAS DE LEITURA DA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS: MODOS DE USO E APROPRIAÇÃO DA REVISTA EM SALA DE AULA

Sheila Alves de Almeida
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto – MG, Brasil

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA A DISTÂNCIA: A MEDIAÇÃO DOCENTE E AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO

Renata Luiza da Costa
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás(IFG), Inhumas- GO, Brasil
j
osé Carlos Libâneo
Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO), Goiânia- GO, Brasil

APRENDIZAGEM INDIVIDUAL, SUPORTE ORGANIZACIONAL E DESEMPENHO PERCEBIDO: UM ESTUDO COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

Pérola Cavalcante Dourado
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador- BA, Brasil
Sônia Maria Guedes Gondim
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador- BA, Brasil
Elisabeth Loiola
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador- BA, Brasil
Aleciane da Silva Moreira Ferreira
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador- BA, Brasil
Gisele Debiasi Alberton
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador- BA, Brasil

POR UMA EDUCAÇÃO OBSCENA A DESFOCAR NOSSOS CORPOS DE HIPO MULHERES

Michele de Freitas Faria de Vasconcelos
Universidade Federal de Sergipe (UFS), Itabaiana- SE, Brasil
Lívia de Rezende Cardoso
Universidade Federal da Paraíba (UFPb), João Pessoa – PB, Brasil
Jeane Felix
Universidade Federal da Paraíba (UFPb), João Pessoa – PB, Brasil

SABERES DOCENTES: AS POLÍTICAS DE RECONHECIMENTO DE SABERES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

Natália Valadares Lima
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brasil
Daisy Moreira Cunha
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brasil

DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE ARGENTINA: SEUS ALCANCES DURANTE OS GOVERNOS KIRCHNER (2003-2015)

Adriana Chiroleu
Universidad Nacional de Rosario (UNR), Rosario- Argentina

DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Amauri Carlos Ferreira
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(PUC-Minas), Belo Horizonte – MG, Brasil
Danilo Arnaldo Briskievicz
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(PUC-Minas), Belo Horizonte – MG, Brasil
Soraia Aparecida Belton Ferreira
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(PUC-Minas), Belo Horizonte – MG, Brasil

MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DE SUPORTE E DE APOIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Francisco Antonio Coelho Junior
Universidade de Brasília (UnB), Brasília- DF, Brasil
Cristiane Faiad
Universidade de Brasília (UnB), Brasília- DF, Brasil
Mariana Carolina Barbosa Rêgo
Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília- DF, Brasil

CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE REPROVAÇÃO ESCOLAR

Vanda Mendes Ribeiro
Unicid e Cenpec, São Paulo- SP, Brasil
Paula Reis Kasmirski
EESP/FGV São Paulo – SP, Brasil
Joana Buarque de Gusmão
Cenpec, São Paulo – SP, Brasil
Antônio Augusto Gomes Batista
Unifesp, São Paulo – SP, Brasil
Márcia Aparecida Jacomini
Universidades de Genebra/Suíça e de Liege/Bélgica
Marcel Crahay
Universidades de Genebra/Suíça e de Liege/Bélgica

TRABALHO DOCENTE, ESCOLARIZAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES E DEBATES DA PESQUISA EDUCACIONAL NA ARGENTINA

Alejandro Vassiliades
Universidad de Buenos Aires(UBA) y Universidad Nacional de la Plata (UNLP), Argentina

FORMAÇÃO HUMANA, VISÃO DE MUNDO, DIÁLOGO E EDUCAÇÃO: A ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E MARTIN BUBER

Alexandra Coelho Pena
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Maria Fernanda Rezende Nunes
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Sonia Kramer
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro – RJ, Brasil

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): DESEMPENHO DE BOLSISTAS VERSUS NÃO BOLSISTAS

Adriana Castro Araujo
Universidade Federal do Ceará(UFC), Fortaleza- CE, Brasil
Wagner Bandeira Andriola
Universidade Federal do Ceará(UFC), Fortaleza- CE, Brasil
Afrânio de Araújo Coelho
Universidade Federal do Ceará(UFC), Fortaleza- CE, Brasil

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM DOCENTE

Vanessa Moreira Crecci
Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP), Campinas- SP, Brasil
Dario Fiorentini
U
niversidade Estadual de Campinas(UNICAMP), Campinas- SP, Brasil

CAMINHOS DE APRENDIZ DE PROFESSORA: PROCESSOS IDENTITÁRIOS EM UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE

Rosana Maria Martins
Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT), Rondonópolis- MT, Brasil
Rosa Maria Moraes Anunciato
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP, Brasil

PALAVRA ABERTA

REPOLITIZAR O SOCIAL E TOMAR DE VOLTA A LIBERDADE

Elizabeth Macedo
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

REFORMA DO BNCC DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA: O REVIVIO DE UM DISCURSO DUSTINDO

MONICA RIBEIRO DA SILVA
Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

ENTREVISTAS

ENTREVISTA COM PROFESSORA DR.ª LÍVIA SUASSUNA

Silvio Profirio da Silva
Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil
Josete Marinho de Lucena
Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

RESENHAS

O NOME ATUAL DO MAL-ESTAR DOCENTE

Isael de Jesus Sena
Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Belo Horizonte, MG, Brasil.