ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)


Volume 35 – 2019

DOSSIÊ

APRESENTAÇÃO – FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES, DIVERSIDADE E COMPROMISSO SOCIAL

GLORIA LADSON-BILLINGS – University of Wisconsin-Madison (UW-Madison), Madison, Wisconsin, Estados Unidos.

JÚLIO EMÍLIO DINIZ-PEREIRA – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

PAULO FREIRE: OUTRO PARADIGMA PEDAGÓGICO?

MIGUEL G. ARROYO – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

LA PEDAGOGIA DEL OPRIMIDO, LA INVESTIGACIÓN EN SALA DE CLASES Y LOS PROFESORES COMO INVESTIGADORES

GUILLERMO WILLIAMSON – – Universidad de La Frontera, Temuco, La Araucanía, Chile.

CAROLINA HIDALGO – Universidad de La Frontera, Temuco, La Araucanía, Chile.

POLÍTICA, EDUCAÇÃO E ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIRIANO

SÉRGIO HADDAD – Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação, Caxias do Sul, RS, Brasil.

A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL SOBRE A ESCOLA

LÚCIA HELENA ALVAREZ LEITE – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

BÁRBARA BRUNA MOREIRA RAMALHO – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG, Brasil

PAULO FELIPE LOPES DE CARVALHO – Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES, DIVERSIDADE E COMPROMISSO SOCIAL

JÚLIO EMÍLIO DINIZ-PEREIRA – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

PALAVRA ABERTA – O LEGADO DA OBRA DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO GLOBAL CONTRA-HEGEMÔNICA

NITA FREIREPontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

OPEN WORD – POPULAR EDUCATION, LATIN AMERICAN CONTEXT AND THE LEGACY OF PAULO FREIRE

OSCAR JARAUniversidad de Costa Rica, San Pedro, Província de San José, Costa Rica.

ARTIGOS

MERLÍ: MESTRE DO DISCURSO E DA DESCONSTRUÇÃO DA ESCOLA. UMA ANÁLISE DO SERIADO ESPANHOL A PARTIR DA PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

DOUGLAS EMILIANO BATISTA – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, SP, Brasil.

ASSOCIAÇÃO DO ÍNDICE DE ATITUDES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Naira da Costa Muylaert Lima – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ana Luisa Marlière Casela – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Luiz Vicente Fonseca Ribeiro- Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Wagner Rezende- Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

PRESENCIALIDAD ONLINE COMO ELEMENTO DE ANÁLISIS EN LA RELACIÓN ESCUELA/COMUNIDAD. EL CASO DE LAS UNIDADES EDUCATIVAS DEL MILENIO EN TWITTER

GABRIEL Cevallos Martínez – Universidade Federal de Bahía, Salvador, Bahia, Brasil

Verónica Sofía Ficoseco – Universidade Federal de Bahía, Salvador, Bahia, Brasil

Edvaldo Souza Couto- Universidade Federal de Bahía, Salvador, Bahia, Brasil

 

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ESCOLAR: HIPÓTESES DE TRANSIÇÃO IDENTIFICADAS A PARTIR DAS IDEIAS DOS(AS) ALUNOS(AS)

FERNANDA DA ROCHA CARVALHO – Universidade Federal do ABC, Programa Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, ABC Paulista, SP, Brasil.

GISELLE WATANABE – Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas, ABC Paulista, SP, Brasil.

MECANISMOS REDISTRIBUTIVOS NA ASSISTÊNCIA FINANCEIRA DA UNIÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CACILDA RODRIGUES CAVALCANTI – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil

ROSIMAR DE FÁTIMA OLIVEIRA – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, Belo Horizonte, MG, Brasil

TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: ENTRE SABERES, EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS

Diva Souza Silva – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Jussara de Loiola Araújo – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

EMPODERAMENTO POLÍTICO DOS CIDADÃOS

MANUEL GONÇALVES BARBOSA – Universidade do Minho, Instituto de Educação, Braga, Portugal

INOVAÇÕES EDUCACIONAIS COM O USO DA REALIDADE AUMENTADA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

LUANA MONIQUE DELGADO LOPES – Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Osório, RS, Brasil

KAJIANA NUERNBERG SARTOR VIDOTTO  – Instituto Federal de Santa Catarina, Criciúma, SC, Brasil

ELIANE POZZEBON – Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, SC, Brasil

HELIO AISENBERG FERENHOF – Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, SC, Brasil

PERFORMANCE, EDUCAÇÃO E ENSINO DE FÍSICA: APROXIMAÇÕES IMPREVISTAS

LEONARDO CROCHIK – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, SP, Brasi

PERCURSO E EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: TRAJETÓRIAS POSSÍVEIS

MARIANA GUEDES DE OLIVEIRA FRANCO – Universidade de São Paulo, SP, Brasil
MARINA REZENDE BAZON – Universidade de São Paulo, SP, Brasil

PALAVRA ABERTA

O SISU NA BERLINDA: PRESENTE E UMA PROVOCAÇÃO PARA O FUTURO

HUSTANA MARIA VARGAS – Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

ENTREVISTAS

A ARTICULAÇÃO ENTRE ESTUDOS CULTURAIS E PSICOLOGIA SOCIAL COMO PERSPECTIVA TEÓRICA PARA ANALISAR AS RELAÇÕES RACIAIS: ENTREVISTA COM ROSA CABECINHAS

JOSE LICINIO BACKES – Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Pós-graduação em Educação, Campo Grande, MS, Brasil.

RESENHAS

AS NUANCES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CULTURA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE ESCOLAR

ROGÉRIO RODRIGUES – Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Física e Química, Itajubá, MG, Brasil.

TIRAR DEUS DO ARMÁRIO

ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES – Instituto Federal de Educação da Bahia, Porto Seguro, BA, Brasil.