ISSN 1982-6621 On-line | ISSN 0102-4698 Impresso (até 2015)

Educação em Revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação (FAE) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui como objetivo contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores/as de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. A revista publica em português, ou inglês, ou espanhol, manuscritos originais de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que contribuam efetivamente para o debate acadêmico sobre as várias dimensões da educação.

Educação em Revista – UFMG foi criada em 1985 com a edição de dois números anuais. Em 2009 a sua periodicidade passou a ser trimestral, buscando dar vasão mais rapidamente à demanda apresentada. Em 2011 foi implantado o sistema ahead of print, pelo qual os artigos aprovados são divulgados em meio eletrônico, antes de sua publicação em meio impresso. Educação em Revista foi o primeiro periódico brasileiro da área educacional a implantar este tipo de publicação. Em 2012 a revista alterou novamente a periodicidade, passando a adotar a publicação quadrimestral.

Em 2016 a Revista optou pelo formato exclusivamente eletrônico e a partir de 2017 a publicação em fluxo contínuo, que possibilita maior agilidade e maior transparência na tramitação dos manuscritos. Com essa medida foi possível aumentar em 25% os trabalhos publicados anualmente. Por este breve histórico pode-se perceber que Educação em Revista passou a ser um veículo reconhecido pela comunidade acadêmica nacional e internacional e procurado pelos/as pesquisadoras para publicação de seus manuscritos.

Educação em Revista está classificada no Qualis-Capes como A1, desde 2013, nas áreas de Educação, Linguística e Artes e Filosofia/Teologia. É um dos periódicos classificados como “específicos da área educacional” em avaliação promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED, em 2006, quando recebeu a menção “Nacional A”.

A revista encontra-se hoje organizada em cinco seções:

a. Artigos: Reúne manuscritos inéditos que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área.
b. Resenhas: Reúne manuscritos que apresentem leitura crítica de obras relevantes para a área educacional que tenham sido publicadas nos últimos 2 anos.
c. Palavra aberta: Reúne artigos de opinião sobre temas atuais de repercussão na área educacional.
d. Entrevistas: Reúne entrevistas inédita que apresentem contribuições relevantes para o campo educacional.
e. Dossiê: Reúne conjunto de artigos que abordam uma temática específica, concebido a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos(as) editores(as).